A tecnologia de acesso à rede zero trust (ZTNA) se beneficiou de uma “tempestade perfeita” das condições de mercado. O uso de ferramentas de ZTNA aumentou drasticamente à medida que as equipes de TI reformularam seus modelos de acesso seguro para oferecer suporte à rápida digitalização e ao trabalho remoto durante a pandemia. Até o momento, elas têm sido usadas principalmente para oferecer acesso remoto e substituir VPNs, não fazendo uso da mudança mais ampla que as arquiteturas abrangentes de zero trust oferecem.
Embora as ferramentas de ZTNA ofereçam vantagens claras e distintas sobre as VPNs legadas, poucas delas abordam de maneira abrangente os desafios que as esquipes de segurança enfrentam para proteger o acesso e os aplicativos em ambientes modernos distribuídos. Em última análise, as ferramentas que oferecem suporte a uma abordagem zero trust mais ampla exigem um conjunto de características e recursos mais substanciais comparadas àquelas focadas somente no caso de uso do acesso remoto.
Leia hoje mesmo a perspectiva do ESG em “Compreendendo o mercado de ZTNA em rápida evolução” para entender para onde essa tecnologia transformadora está indo. No artigo, você verá: